
Os golpes online estão no auge atualmente. Os fraudadores têm muitas opções para enganar as pessoas e fazê-las revelar seus dados confidenciais, incluindo banco de dados. Entre elas, criar lojas de comércio eletrônico falsas, direcionar tráfego para elas e enganar os visitantes por meio de diferentes técnicas agora é uma tática comum.
Com o aumento crescente desse tipo de golpe, muitos compradores se perguntam como identificar e evitar esses sites de compras fraudulentos. Ao mesmo tempo, uma pergunta comum surge: as imagens em uma loja virtual podem ajudá-los a descobrir a verdade?
Bem, a resposta é sim. Existem alguns métodos manuais e automatizados eficazes para conhecer a realidade das lojas online. Neste artigo, vamos revelar essas dicas para ajudar você a ter uma experiência de compra segura. Então, vamos começar.
Métodos manuais para identificar lojas virtuais falsas com imagens
Veja como você pode julgar a autenticidade de uma loja por conta própria com a ajuda de algumas abordagens inteligentes:
Verifique se há marcas d’água ligeiramente visíveis
Sites desenvolvidos com a intenção de fraudar frequentemente contêm imagens de produtos copiadas ou roubadas. Uma das maneiras mais fáceis de autenticar lojas online verificando suas fotos é procurar marcas d’água ligeiramente visíveis do proprietário original. Às vezes, elas podem ser tão tênues que não conseguem ser notadas na pequena pré-visualização.
Então, clique na foto, amplie e verifique cada canto cuidadosamente. Se o site não permitir o zoom, você pode até salvá-la e analisá-la no seu dispositivo. Caso encontre algum vestígio de marca d’água oculta que revele a fonte original, não confie na loja virtual.
Salvar imagens e verificar seus metadados
Outra maneira inteligente é salvar as fotos e verificar seus metadados no seu dispositivo. Isso lhe dará uma ideia clara se as imagens no site realmente pertencem a ele ou foram roubadas de outro lugar. Quer saber como funciona exatamente? Bem, os metadados geralmente registram detalhes sobre a imagem, como quando ela foi tirada, o dispositivo de câmera usado e qualquer software de edição aplicado.
Além disso, as lojas oficiais também incorporam seus direitos de propriedade e uso em metadados. Portanto, se os detalhes corresponderem à marca, as fotos provavelmente são autênticas. No entanto, se estiverem faltando ou indicarem outra fonte, isso é um sinal claro de alerta, e você deve evitar fazer compras naquele site.
Procure por sinais claros de manipulação
Como as imagens em uma loja podem ser editadas para parecerem reais, também é necessário examiná-las criticamente. Ao avaliar sua validade, tenha em mente os sinais comuns de manipulação, como remoção ou inserção inadequada de objetos e alterações nítidas no fundo. Além disso, procure por bordas desfocadas, sombras incompatíveis ou reflexos inconsistentes.
Além disso, problemas de iluminação, contraste incomum e excesso de desfoque nos cantos também podem ser possíveis indicadores. Se você notar pelo menos alguns desses traços, é um aviso de que você pode estar interagindo com uma loja falsa.
Analise o estilo da fotografia em geral
Outra abordagem inteligente para validar lojas de e-commerce com imagens é prestar atenção ao estilo fotográfico. Marcas oficiais costumam apresentar seus itens em designs diferentes, com os mesmos temas, esquemas de cores, estilos e padrões. Em outras palavras, pode-se dizer que seus gráficos parecem ser da marca.
Em contraste, lojas falsas podem ter imagens em estilo genérico, como todas com fundos brancos ou de cor sólida. Ao mesmo tempo, você pode notar uma grande diferença no layout, nos ângulos e em outros detalhes das fotos. Da mesma forma, é possível que você não veja diversidade nas fotografias, como apenas uma imagem para cada item. Juntos, todos esses sinais sugerem a falsidade da loja.
Detecção automática de lojas de comércio eletrônico falsas com fotos
Junto com os métodos acima, os seguintes métodos automatizados também podem ajudar muito você a autenticar lojas de comércio eletrônico usando suas imagens.
Fotos de produtos de pesquisa reversa
Já mencionamos que lojas falsas podem ter roubado fotos, e marcas d’água ou metadados podem ajudar a identificá-las. No entanto, se elas foram removidas das fotos, fica muito difícil dizer se são reais ou copiadas. Mas aqui, uma ferramenta avançada de busca reversa de imagens pode ajudar você a descobrir a verdade.
Para isso, tudo o que você precisa fazer é Pesquisar por foto de qualquer produto anunciado naquela loja. A ferramenta revelará automaticamente onde mais a imagem exata está presente na internet. Se você a encontrar em vários sites não relacionados, é provável que a loja esteja usando imagens roubadas e seja falsa.
Faça uma busca facial por rostos de modelos
Assim como a busca por imagens, também existem algumas ferramentas avançadas que permitem pesquisar por rostos. Essas ferramentas podem ser úteis para validar as imagens de lojas que exibem itens com modelos. Muitos sites fraudulentos roubam fotos de pessoas de sites de estoque e as mostram usando seus produtos por meio de edição com tecnologia de IA. Na maioria das vezes, eles fazem isso apenas para parecer legítimos.
No entanto, uma única busca por rosto, tomando o rosto da modelo como referência, pode revelar a realidade dessas lojas. Quer saber como? Bem, se o mesmo rosto aparece em diferentes sites de estoque, isso é um indício claro de que alguém está tentando te enganar em um golpe de compras exibindo imagens falsas.
Confie em ferramentas de detecção de imagens de IA
Outra coisa que pode ajudar nesse sentido é obter ajuda de detectores de fotos com IA. Eles podem facilmente identificar se as imagens em uma loja foram capturadas originalmente ou feitas com IA. Embora essas ferramentas não sejam 100% precisas, elas fornecem uma estimativa melhor do envolvimento da IA nas fotos.
Portanto, se precisar de provas adicionais, acesse um detector de imagens de IA e forneça imagens do site de compras suspeito. Após analisar a imagem de entrada, a ferramenta mostra a probabilidade das fotos de referência serem geradas por IA. Dessa forma, você obtém outra pista sobre se deve confiar ou não na loja.
Resumindo
Em suma, é possível determinar a autenticidade de lojas digitais observando as fotos exibidas nelas. O melhor é que você tem opções manuais e automáticas de avaliação. Se você combinar as duas práticas, há maiores chances de conhecer a realidade das lojas online.
Leave a Comment